Dica: Os pés, com essencial importância na postura, são "esquecidos" quando cuidamos do corpo. Eles contribuem para a saúde de diferentes partes do corpo. Ficar em pé ou caminhar de maneira errada pode causar ou agravar dores nos joelhos, costas e pescoço. Cuidar dos pés, inclusive tendo atenção aos sapatos (e saltos altos) que você usa. Adote formas preventivas de exercitar os pés e ajudar para aliviar a dor de seu corpo
Quer ajuda para começar ou ampliar os cuidados com a ossatura e ligamentos dos pés?
- Apertar e relaxar os dedos dos pés é uma ótima maneira de se aquecer e é muito simples. ESPALHE os dedos dos pés no piso. Só afastá-los e pressionar no piso por 5 segundos e relaxar já faz diferença. Sentado no seu posto de trabalho dá pra fazer? Aproveite!
- Em pé ou se estiver sentado, sacuda fortemente as mãos como se estivessem molhadas para livrar-se de toda água. Por 20 segundos, ou conte até 30. Cuide que o movimento pode fazer com que anéis "voem" longe!
- Em seguida sente-se. Leve sua atenção para sua coluna: ajeite-se - coluna deve ficar reta! Com os dedos da mão afaste um a um os dedos dos pés. E solte, deixando na posição natural. Às vezes depois de repetir o movimento por alguns dias... vai afastá-los mais e mais. Quando conseguir espaço entre eles, coloque seus dedos da mão entre cada um deles. Movimente a parte anterior do pé e dedos movendo sua mão para cima e para baixo. Relaxe. Alterne o pé.
- Este movimento é bem simples e muito eficiente. Você vai precisar de uma bola de tênis ou de borracha - de tênis de areia). Fazendo uma suave pressão, role uma bola de tênis por baixo da sola do pé. Execute o movimento por uns três minutos. Ao finalizar, incline o pé para cima em direção ao joelho (pé de palhaço). Por dez segundos. 2 vezes. Depois alongue os dedos dos pés para baixo. (pé de bailarino). Por dez segundos. 2 vezes. Faça isso em cada pé.
- Levante-se e dobre seus joelhos ligeiramente - bem pouquinho. (Verifique e ajuste a coluna e "encaixe" o quadril) . Em seguida, dobre os dedos e "pegue uma bola de gude imaginária" no piso. " Pressione o chão com eles, segurando por três segundos. Execute uma série de 10 repetições. Se estiver tenso, faça isso 3 vezes por dia.
- Pronto para evoluir? Vai precisar ficar de "ponta de pé", mas não tem que ser do BALÉ moderno para fazer este exercício: prepare sua caminhada devagar, apoiando a TODA a planta dos pés no piso. Evite piso escorregadio. Fique descalço! Eleve lentamente os calcanhares juntos - desequilibrou? Volte. Repita. Pouse o seu olhar firme em um ponto a sua frente - isso ajudará a manter equilíbrio.
- Conseguiu ficar na ponta do pé... agora dê alguns passos para frente simule uma essa caminhada curta. Visa fortalecer os músculos dos dedos dos pés, bem como os ligamentos e os músculos dos tornozelos. Realizar o exercício foi simples? Tudo o que você tem a fazer é ficar na ponta dos pés e andar para a frente por 20 segundos. Depois de ter concluído essa caminhada, descansar por 10-15 segundos. Tem tempo? Recomece. Apoie a planta dos pés, eleve ambos os calcanhos e parta para novos 20 segundos de sua caminhada - pé ante pé". Repita este exercício até 5 vezes.
- Para exercitar os tornozelos, firme-se na parede, ou na janela, com as costas retas, e estenda uma perna à sua frente, de forma que você consiga girar o tornozelo. Em seguida, gire o tornozelo da perna estendida em sentido horário suavemente e, sentido oposto, por 10 vezes. Alterne as pernas e faça 2 séries em cada uma delas.
- Em pé, abra seus pés na largura do quadril. Dobre os joelhos levemente e incline o tronco em um ângulo de 45° em relação ao solo. Sem sair desta posição, levante os calcanhares. Mantenha a posição por 20 segundos. Volte: apoie toda a planta dos pés no solo e encolha os dedos como se quisesse agarrar o chão. Volte para a posição inicial, relaxe o corpo e repita mais duas vezes este exercício.
- Para fazer este último exercício, você tem que segurar um lápis (ou caneta) com os dedos dos pés. Parece fácil? E é simples mesmo! Pouse o lápis - ou caneta- de forma a não deixar cair e coloque no piso. Alterne o pé.
- Agora fique diante do lápis e use os dedos pés para agarrar e levantá-lo do solo SEM ajuda da mão! Mantenha esta posição durante 10 segundos e em seguida solte o lápis no piso. Faça 5 vezes em cada pé.
Melhore seu desempenho a cada dia! Todos exercícios podem ajudar a aliviar a dor no joelho ou na coluna. O pisar tenso resulta em calosidades, causa desalinhamento e afeta outras partes do corpo que podem sofrer com dores musculares e articulares. Enfim, a mobilidade e a flexibilidade do tornozelo são extremamente importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário